Club de
João Monlevade

NOSSOS PRINCÍPIOS

Os nossos princípios ajudam a guiar os rotarianos, sendo a base dos nossos relacionamentos e ações.

Objetivo do Rotary
O Objetivo do Rotary é estimular o ideal de servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
PRIMEIRO: O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
TERCEIRO: A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;
QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

A Prova Quádrupla
A Prova Quádrupla, traduzida em mais de 100 idiomas, é um guia para os rotarianos usarem em seus relacionamentos pessoais e profissionais:
Do que pensamos, dizemos ou fazemos
É a VERDADE?
É JUSTO para todos os interessados?
Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
Será BENÉFICO para todos os interessados?

Avenidas de Serviços
As atividades dos Rotary Clubs se baseiam em cinco Avenidas de Serviços:
Os Serviços Internos enfatizam o fortalecimento dos clubes para que tenham relacionamentos sólidos e planos para o desenvolvimento do quadro associativo.
Os Serviços Profissionais incentivam todos os rotarianos a trabalharem com integridade e a usarem seus talentos em prol da comunidade. Saiba mais na publicação Introdução aos Serviços Profissionais e no Código Rotário de Conduta.
Os Serviços à Comunidade enfatizam a importância do trabalho para melhorar a qualidade de vida dos menos privilegiados e para atender às necessidades locais. Leia a publicação Comunidades em Ação: Guia para Desenvolvimento de Projetos.
Os Serviços Internacionais exemplificam nosso alcance global para promover a paz e a compreensão mundial através de projetos e atividades.
Os Serviços à Juventude reconhecem a importância da capacitação dos jovens por meio de programas como Rotaract, Interact, RYLA e Intercâmbio de Jovens do Rotary.


Notícias do Clube

SETEMBRO: Mês da Educação Básica e Alfabetização

A Fundação Rotária capacita os rotarianos a fazerem com que as pessoas tenham acesso contínuo à educação básica e alfabetização ao: Fortalecer a capacidade das comunidades de fornecerem educação básica e alfabetização; Aumentar as taxas de alfabetização entre adultos; Reduzir a disparidade entre os sexos no acesso à educação; Apoiar estudos ligados à educação básica e alfabetização. As atividades nas categorias abaixo se enquadram na área de enfoque educação básica e alfabetização: Acesso à educação de nível primário e secundário de qualidade; Alfabetização de adultos; Treinamento em ensino, elaboração e currículo e administração escolar; Melhoria de instalações e materiais escolares; Gerenciamento comunitário de sistemas educacionais; Equipes de formação profissional que atuem nas atividades acima; Compra de carteiras escolares, desde que haja plano detalhado comprovando que a compra irá melhorar a educação básica e alfabetização; Bolsas de pós-graduação em programas ligados à educação básica e alfabetização. Saiba mais em:https://www.rotary.org/myrotary/pt/learning-reference/about-rotary/areas-focus Educação Básica e Alfabetização: Estratégias do Projeto (pdf):https://www.rotary.org/myrotary/pt/document/235796

Postado em 01 de Setembro de 2019 por

Programação do Seminário de Capacitação da Fundação Rotária e Subsídios

O Seminário de Capacitação da Fundação Rotária e Subsídios será o prmeiro evento de capacitação do Distrito 4521 no Ano Rotário 2019-20. Confira programação abaixo: 8h – Café de boas vindas 8h30 – Abertura e boas vindas pela Governadora 2019/20, Claúdia Maria Lello Scaglioni. 8h50 – Ferramentas de captação de recursos (ABTRF, Panetone da Paz) 9h20 – Pólio Plus – Plano de ação distrital 9h50 – Gerenciamento e Qualificação dos clubes 11h00 – Projetos globais – planejando um projeto nanciado por subsídio global; 12h20 – Apresentação da Equipe do CADRE distrital: Plano de ação 12h45 – Case de sucesso com Projeto global 13h00 – Encerramento Informações importantes: 1) Foi enviado aos presidentes: o Memorando de Entendimento para assinatura, que deverá ser en- tregue no Seminário do dia 17/08 em BH, e o formulário para Projetos de Subsídios Distritais. 2) Para os clubes que estão começando a fazer projetos globais e precisarem de um suporte individual, estaremos á disposição após o almoço para atender e ajudar nestes projetos. 3) – É indispensável a presença do clube no seminário, para que o mesmo seja qualificado para os subsídios. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Postado em 08 de Agosto de 2019 por

Mensagem da Governadora Cláudia - Agosto 2019

Sempre escutei dos governadores que me antecederam, que a gente passa realmente a viver Rotary quando iniciam as visitas oficiais aos clubes. Eu sabia que era verdade, mas não imaginava que seria tão gratificante assim. É uma experiência incrível, diferentes emoções sentidas em cada cidade. O cansaço de longos trechos percorridos, tudo isto fica em segundo plano, recompensado pelo carinho da recepção e acolhida. Estou na estrada, percorrendo os caminhos de Minas, desde o dia 10 de julho, conhecendo o incrível trabalho de rotarianos em suas comunidades.Rotary são pessoas em ação. No calendário rotário, o mês de agosto é dedicado ao Desenvolvimento do Quadro Associativo, exatamente para que mais pessoas se unam a nossa organização e tenham a possibilidade de contribuir para um mundo melhor.O Distrito 4521 ainda tem muitas possibilidades de crescimento, seja em número de associados em cada clube, seja na abertura de novos Rotary, Rotaract, Interact e Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário.E essa decisão e iniciativa cabem a cada presidente de clube junto com os demais companheiros. Participei da posse de muitos novos associados nas visitas realizadas e espero que todos sejam inseridos e cadastrados no My Rotary, mostrando ao mundo a força do Distrito 4521.Nas metas distritais sugeridas para este ano rotário, haverá premiações e incentivos aos clubes que se dedicarem ao Desenvolvimento do Quadro Associativo, com ênfase para a diversidade, agregando jovens, mulheres, aposentados, Alumini.Com mais pessoas motivadas em ação, teremos mais projetos de impacto, maior visibilidade dos clubes, para que juntos, possamos vivenciar verdadeiramente o lema, que “O Rotary Conecta o Mundo”.

Postado em 01 de Agosto de 2019 por

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Rua Olga Demétrio,579 Cep: 35930-192